Sábado 27 de Junho às 18h
Recital de Violoncelo e Piano
Violoncelo – Bruno Pinto Cardoso
Piano- Raquel Cunha
Obras de: Béla Bartol, Heitor Villa_Lobos, Augusto Machado, Gyorgy Ligeti e Claude Debussy
Iniciou os seus estudos em Braga, tendo ingressado aos 18 anos na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, onde estudou com Paulo Gaio Lima. Prosseguiu estudos de aperfeiçoamento em Paris, tendo sido aluno de Xavier Gagnepain, como bolseiro do Ministério da Cultura.
Frequentou MasterClasses e aulas particulares com Luís Claret, Janos Sarker, François Guye, Márcio Carneiro, Jeroen Reuling, Steven Isserlis, Natalia Gutman, entre outros. Teve aulas de violoncelo barroco com Anner Bylsma e Roel Dieltiens.
Foi seleccionado para representar Portugal na Orquestra de Jovens do Mediterrâneo e na Orquestra Mundial das “Jeunesses Musicales”.
Foi finalista do ‘Prémio Valentino Bucchi
Violoncelista Efectivo da Orquestra Nacional do Porto desde Setembro de 2000, foi primeiro violoncelo em várias orquestras académicas e profissionais, tais como a Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra de Câmara de Braga, Orquestra “Sinfonia B” (Lisboa), Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, Ensemble de Terras do Sousa, Orquestra de Câmara da Axa Seguros, Filarmonia de Gaia. Colaborou ainda por diversas vezes com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Remix Orquestra e Orquestra Barroca da Casa da Música.
Realiza regularmente recitais a Solo e com Piano, tendo tocado nas principais cidades portuguesas e também fora do país, em cidades como Roma e Paris, e foi apoiado pelo Ministério da Cultura em alguns desses concertos.
Em 2004 editou um CD ao vivo em Roma, com obras de Brahms, Messiaen, Debussy e Braga-Santos, juntamente com o pianista Sérgio Coelho. Nos recitais trabalhou também com Luís Pipa, Sofia Vinogradova, Joana David, e mais recentemente, com Olga Vassilieva e Raquel Cunha.
Participa regularmente em concertos de música de câmara, tendo fundado o Quarteto Keops, que aborda não só os clássicos como também o jazz, tango, pop/rock, e outros estilos. Colaborou ainda com os Portocello Ensemble, Vox Angelis, Divino Sospiro, Ensemble Suggia, para além de várias outras formações camarísticas.
Na área do teatro teve participações enquanto músico no Teatro Experimental de Cascais e Companhia de Teatro de Braga.
Noutras áreas da música, desenvolveu trabalhos interessantes em estilos como o Tango, Jazz, Musica Popular, Flamenco, música Latino-Americana, música Oriental, tendo colaborado com Pedro Jóia, Walter Hidalgo, Sérgio Godinho, Carlos Araújo, Sandy Kilpatrick, entre outros músicos. Alguns destes projectos estão editados em CD, o último dos quais com o grupo “Rádio Club Nora”, que revisita clássicos da canção portuguesa. Os seus trabalhos mais recentes nesta vertente musical foram uma série de concertos em duo com a cantora argentina Georgina Hassan, e uma colaboração com o cantor brasileiro Seu Jorge, na Casa da Música.
Recentemente foi convidado a realizar um recital no Instituto Franco-Português em Lisboa, transmitido em directo para a Antena 2.
No presente ano frequenta o Mestrado em Música-Interpretação na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, onde tem como professor o violoncelista Jed Barahal.
Ana Raquel Cunha é natural de Vila Nova de Gaia. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso, onde concluiu o curso complementar de piano (8ºgrau), na classe do professor Mário Jorge Alves. Actualmente é finalista do curso superior de piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), onde integra a classe do professor Luís Filipe Sá.
Frequentou masterclasses sob a direcção dos professores Luiz de Moura Castro, Pedro Burmester, Sequeira Costa, Miguel Borges Coelho, Fausto Neves, Roger Muraro, Erkki Lahesmaa.
Acompanhou o Coro da Sé Catedral do Porto em ensaios sob a direcção do maestro Marc Tardue.
Apresentou-se em salas como Auditório Municipal de Gaia, Cine-Teatro Eduardo Brazão, Teatro Helena Sá e Costa, Clube Literário do Porto, Café-Concerto do Rivoli, Auditório da Ordem dos Médicos (Porto) e Salão Teresa Macedo da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Em Maio de 2007, apresentou-se na Sala Suggia da Casa da Música, num concerto da ESMAE, onde interpretou a obra “Magnificat” de Berio, para dois pianos, ensemble instrumental e coro.
Em música de câmara trabalhou com diversas formações, como trios com violino e violoncelo, canto e clarinete, violino e flauta, tendo-se apresentado em salas do norte do país. Actualmente trabalha com o violoncelista Bruno Pinto Cardoso, com quem se apresentou num ciclo de recitais em 2008, no Porto, Matosinhos, Braga e Vila Nova de Gaia, assim como num concerto no Instituto Franco-Português, em Lisboa, em directo para a Antena
Faz parte do corpo docente e é pianista acompanhadora do Círculo Portuense de Ópera. É também pianista acompanhadora dos coros do Orfeão da Madalena, com os quais tem actuado em variadas salas de Portugal e Espanha; participou com o coro sénior num concurso em Praga, em Novembro de 2008, onde obtiveram um 2ºprémio. Acompanha regularmente concertos com o Coro dos Colaboradores da AXA Seguros.
Foi convidada a colaborar com a Orquestra Nacional do Porto em concertos em Setembro e Outubro de 2008.
De momento exerce funções de docente na Escola de Música Tempus, tendo no ano transacto leccionado na Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Domingo 28 de Junho às 18h
Guitarra – Francisco Moura Relvas
Voz e Percussão- Tilike Coelho
Música Brasileira
Tilike Coelho
Nasceu no Brasil, em 1959.
Músico, actor e encenador, teve entre seus professores os músicos Tom Zé, Madalena Bernardes, Paulo Barnabé e Stênio Mendes, o encenador Ilo Krugli, as bailarinas Daraína Pregnolato (leitura e análise do movimento – Método Laban) e Ana D'Andrea (improvisação) e o escritor João Silvério Trevisan.
Em Portugal, onde vive desde 1992, fundou com a coreógrafa e bailarina Ana D'Andrea, o Núcleo Arquipel de Criação, no âmbito do qual compôs a música dos espectáculos "Encantatórios", "Lua e Meia", "Ananké: dança das procuras", "Cavalos" e "Sopro", entre outros. Realizou, junto com Joaquim Carvalho, a direcção musical de "Os Saltimbancos" e "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", em colaboração com Gianasiano – Escola de Dança.
Trabalhou, como compositor e director musical, para diversos grupos teatrais portugueses, entre os quais Teatro Bruto, Teatro Art'Imagem, Teatro Nacional São João e Teatro Pé-de-vento, no Porto; A Escola da Noite, Cena Lusófona e O Teatrão, em Coimbra; Quinta Parede e TFA – Teatro de Formas Animadas, em Vila do Conde.
Trabalhou com os encenadores Fernando Villar, Hugo Rodas, José Caldas, Marcelo José, João Luís, Roberto Merino, Stephan Stroux, Marcelo Lafontana, dentre outros.
Encenou "No Enquanto", a partir da obra de Mia Couto (PAP – Prova de Aptidão Profissional de alunos finalistas da Academia Contemporânea de Espectáculo); "Essoutro", a partir da obra de Mia Couto, e "Grupo de Vanguarda", de Vicente Sanches (TUP – Teatro Universitário do Porto); e "Pinóquio" (Teatro Art'Imagem).
É músico-acompanhador na Escola de Dança Ginasiano. É professor na ESMAE-Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto.