Esta Oficina pretende ser um espaço de experimentação do movimento, especialmente dirigida a adultos com disponibilidade para a descoberta do movimento. Descoberta do seu corpo.
A Oficina é composta por uma série de propostas: desde o reconhecimento das diversas partes do corpo à composição coreográfica. Passando por uma série de exercícios que englobam o trabalho muscular, a rotina do exercício e a improvisação.
Não é exigida uma experiência prévia do movimento, seja advinda da prática de ginástica, outros tipos de dança ou fisioterapia. Basta a vontade de explorar o movimento e suas capacidades expressivas. Também não é exigido nenhuma configuração corporal específica: cada pessoa possui um formato de corpo e este será a base do nosso trabalho. Importa a disponibilidade e o bem estar que se pode usufruir do movimento.
Objetivos
- explorar as capacidades expressivas individuais através do movimento, não importando a forma do corpo, mas a disponibilidade em experimentar o movimento;
- sensibilização para o movimento: proposta de experimentação e descoberta do movimento, independente de qualquer experiência anterior;
- reconhecimento da importância da comunicação não-verbal;
Público-alvo
- pessoas com mais de 30 anos
Sessões
- A dar inicio o 12 de Março 2012: Segundas e Quartas das 19h30 às 21h
- cada turma poderá ter entre 06 e 12 participantes
- nº mínimo para funcionamento de cada turma – 06 participantes
Informações
- os participantes devem usar roupas confortáveis e meias. As instalações permitem a troca de roupa;
- caso haja alguma contra-indicação médica na realizaçãod e determinado tipo de movimento, o participante deverá avisar previamente o monitor;
- quaisquer dúvidas devem ser pedidas diretamente à organização da Oficina
Alberto Magno nasceu em São Paulo - Brasil. Iniciou seus estudos em dança na Escola Municipal de Bailado – SP; Focus Escola de Fotografia (fotografia). Formado em Arte-Educação, que busca utilizar a experiência artística como um processo facilitador da aprendizagem.
Artista plástico autodidata, com especial vocação para trabalhos com materiais recicláveis. Na área da Fotografia, trabalhou vários anos como laboratorista; como fotógrafo realizou trabalhos para para portfólios, moda, retratos e exposições, bem como trabalhos para vários grupos de dança e teatro. Atualmente prepara uma exposição para 2012 – O que nos une ... -
Foi intérprete da Cia de Dança de Lisboa e Balleteatro Companhia (Porto). É intérprete, coreógrafo, programador e produtor independente, formador das áreas das expressões (corporal, dramática, plástica).
Co-fundador da Fábrica de Movimentos Associação Cultural (desde 1998), tendo como principal função a conceção e gestão de vários projectos artísticos (Festival da Fábrica, FRAME entre outros); bem como a conceção, programação e produção de novos projectos. Também exerce a função de produtor de actividades culturais para outras Entidades (Ideias Maiores, Panmixia, entre outras).
Têm sido convidado como curador em diversos festivais ligados à Dança e Novas Tecnologias: Mônaco Dance Fórum/Mônaco (2004), Pixel Art Dance/Grécia (2006), VDance – Festival de Vídeo-Dança/Israel (2006), Dança em Foco/Brasil (2006, 2008 e 2011), III Fórum Latinoamericano de Vídeo-Dança/Brasil (2009), Festival 700IS/Islândia (2010), Festival Jumping Frames/Hong Kong, Macau e Gangzhou (China 2010), EDIT2011 - 7th International Dance Film Festival (Hungria 2011), Festival de Videodanza de Buenos Aires (Argentina 2011).
Também têm marcado presença como:
- júri convidado do, 2º Mônaco Fórum Dance/Mônaco (2002); 10º Masdanza/Espanha (2005); ARENA/Alemanha (2006), 11º Festival Tanz Solo, em Stuttgart/Alemanha (2007), Festival IDN (festival de vídeo-dança e novas tecnologias), em Barcelona (2009), ACT Festival / Bilbao/Espanha (2009);
- orador convidado do festival Les Plateaux de Bienalle (Set.2008), em Paris/França; Festival 700IS Reinderland (Março.2010), Egilstadir/Islândia.
Como free-lancer, desenvolveu projectos em diversas áreas, e para diversos públicos-alvo (infância, adultos, terceira idade) para outras instituições e associações (CM Matosinhos (2000-2009), CM Porto (1992-2002), CM de São João da Madeira (2005-2007), CM de Amares (2007-2008), Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto.
Exerceu actividade como Animador Sóciocultural (Obra Social N. Sra da Boa Viagem – Porto), ligado à terceira idade; além de conceber, organizar e coordenar projectos de Educação pela Arte, que interligam várias vertentes artísticas e o programa curricular das escolas do 1º, 2º e 3º ciclo. Desempenhou funções como produtor no evento “Serralves em Festa”/2006 e 2008, Museu de Arte Contemporânea de Serralves/Portugal.
É formador da Área das Expressões (Artes Plásticas, Expressão Corporal e Dramática), Animação e Lazer, Gestão Cultural, bem como outras actividades relacionadas com a concepção e implementação de actividades culturais; tendo já trabalhado para as seguintes Instituições: Kerigma (Barcelos), Inovinter (Porto), APCC (Porto e Lisboa), Associação Benéfica (Porto), QVC (Paredes e Sobreira), Tematicus (Rebordosa).