Monday, October 31, 2011

TRISTE FIGURA – O FILME

Sábado 05 de Novembro às 18h00 e 21h30



TRISTE FIGURA – O FILME
2011 | Ficção/Comédia | 32'
De: Maria João Silva, Miguel Ângelo Silva
Com: António Lago, Vanessa Martins
Fotografia de Cena: Vítor Leite
Cartaz: Miguel Ângelo Silva
Produção: Ossos (Portugal)

- Sinopse
Uma paródia melodramática em 3 actos. D. Quixote desperta para mais uma aventura heróica, e envolve-se numa fantasia romanesca apenas perturbada pela lucidez do seu criado.

- Sobre o filme
Filme produzido a partir da dramaturgia do espectáculo “A Dar com os Ossos em Terra” inspirado n’ “O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de la Mancha” de Miguel de Cervantes, criado em Maio de 2011 por António Lago e Vanessa Martins no âmbito do programa de residências da Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, no F.A.C.E. - Fórum de Arte e Cultura de Espinho, e estreado no espaço La Marmita.
Esta é uma curta-metragem capaz de descrever os caminhos da estética 'clown' traçados pelo espectáculo teatral, fazendo uma reinterpretação da obra preservando o carácter intenso e íntimo das suas personagens. Com uma abordagem ingénua e assumidamente rudimentar cria-se um novo cenário, e espontâneamente surgem novas fronteiras para o universo quixotesco!

- Sobre a Produção
Ossos é uma associação sem personalidade jurídica composta por: António Lago, Maria João Silva, Miguel Ângelo Silva, Vanessa Martins.
“Triste Figura – O Filme” foi produzido sem orçamento, com o apoio de:
AlbergAR-TE
Companhia de Teatro Viv’Arte
F.A.C.E. - Fórum de Arte e Cultura de Espinho
La Marmita
Teatro de Ferro
Teatro e Marionetas de Mandrágora

Paulo Mesquita- Solo Piano

Paulo Mesquita plays Paulo Mesquita- Solo Piano
Sexta 04 de Novembro às 21h30



Wednesday, October 12, 2011

Workshop de Tecido Acrobático com Van Nguyen

Performance de Dança e Guitarra

Chambre de quelques rêves


                    
Chambre de quelques rêves gravita em torno do tema quarto como espaço íntimo, como um mecanismo de devaneios transformantes.
Neste trabalho é explorada a ideia do quarto-corpo, um quarto vivo, o corpo como território, que pulsa, que transmuta, expande e retrai, que sonha.
Em Chambre des petits rêves, o personagem mergulha no universo onírico onde diversas moradas-pele se interpenetram procurando o seu “canto no mundo”. 

Criação e interpretação: Isabel Ariel e Paulo Mesquita

Biografia

Isabel Ariel estudou dança no Ginasiano Escola de Dança e na Rotterdamse Dansacademie. Trabalha como intérprete em Portugal, França e Holanda, destaca as criações com Bruno Listopad, Itzik Galili, Marcelo Ferreira, Pieter de Ruiter, Ruby Edelman, companhia Dansgroep Krisztina de Châtel, Compagnie Danse Concept e MorhoDidius Art colective, do qual foi co-fundadora. É professora de técnica de dança moderna e oficina do espectáculo no Ginasiano Escola de Dança desde 2006. Paralelamente continua a desenvolver projectos pessoais e em colaboração com outros artistas, nomeadamente com Paulo Mesquita em Corrupted Dialog Chambre des petits rêves...encore.

 Paulo Cardoso Mesquita estudou Piano no Conservatório Regional de Gaia e prosseguiu os seus estudos na ESMAE, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, onde concluiu a Licenciatura em Piano. Cursou Filosofia e foi finalista de Direito. Gravou para a RTP e RDP, a solo e integrado em várias formações, como sejam o Drumming. Foi Bolseiro de Doutoramento da F.C.T. no âmbito do estudo e análise da integral da obra Pianística do Compositor Samuel Barber. Tem trabalhado com dança, nomeadamente com a Companhia ao Vento, para a qual compôs Ao Vento (2010 e 2011 - Maratona de Dança) e com a Companhia Instável, com dois bailados do Coreógrafo Pedro Carvalho 30 por1 linha O Homem que só pensava em números (2011). Tem composto igualmente para Filmes. No seguimento da sua faceta multinstrumentista apresenta-se também em guitarra, no âmbito deste projecto retomado com Isabel Ariel em 2010 por altura de Corrupted Dialog, in Marmita.