Outubro: Sábado 13 e
Domingo 14 das 15h ás 18h no La Marmita
Destinatários: A
todos os adultos interessados
Formadora: Andrea
Gabilondo
A dança-teatro surge na Alemanha no século XX como uma
manifestação de insatisfação com a organização jerárquica das companhias de
ballet, procura uma forma de coreografar mais democrática, onde tanto criador
como intérpretes contribuem para a criação das peças.
Nasce de esta forma uma geração de novos coreógrafos
influenciados por os métodos de Mary Wigman e Kurt Joos como: Pina Bausch,
Reinhild Hoffmann, Susanne Linke, e Gerhard Bohner entre outros. Estos são
alguns dos criadores que a sua vez vai influenciar uma nova geração interessada
num teatro físico.
A dança-teatro distingue se na individualidade de cada
criador no método, formas narrativas e as estruturas performativas que escolhe
para os seus espectáculos. Os intérpretes elaboram o material das suas próprias
experiências e potencialidades.
A dança-teatro celebra o teatro como uma pluralidade de
códigos que se misturam entre às diferentes disciplinas performativas.
A dança-teatro explora energias físicas de uma forma directa,
desenvolvendo uma dança onde a realidade é transmitida de uma forma estética,
sem necessariamente seguir uma narrativa linear. Há umas fortes ênfases na
improvisação e na utilização de adereços. A dança-teatro desafia uma
interpretação, já que cada criador desenvolve as suas próprias regras.
Andrea Gabilondo, trabalhou como bailarina em várias
companhias de dança entre às quais sobressaem a Companhia Nacional de Dança do
México, A Companhia de Dança de Lisboa de Rui Horta e a Companhia de Reinhild
Hoffmann Tanzteater en Bochum, com a qual trabalho durante 7 anos. Andrea
Gabilondo tem criado a sua própria linguagem dentro deste estilo, fruto da sua
vasta experiência dentro das diversas áreas da dança (ballet, contemporâneo,
dança-teatro e Butoh) assim como no teatro. Transmite dentro deste curso as
ferramentas que ela considera importantes para o desenvolvimento tanto a nível
criativo como interpretativo, assim como ajuda aos participantes a resolverem
problemas de dúvidas e inseguridades em relação ao palco.
Se você tem experiência mas sente que ultimamente está
bloqueado criativamente: este curso é para você!
Se você não tem experiência e sente que a sua autocrítica não
lhe permite experimentar o palco: este curso é para você!
Se você é músico ou performer de qualquer área performativa e
deseja ter mais ferramentas para estar no palco, este curso é para você!
Conteúdos
·
A expressão corporal como
texto dramático
·
Tempo-ritmo
·
Peso e energia
·
As atitudes corporais e as
dinâmicas
·
Espaço, níveis, e direções
·
Como resolver problemas de
bloqueio durante o processo criativo
·
Criação de cenas e
personagens
Metodologias
- Teórico-práticas e práticas
- Propostas técnicas/criativas baseadas na exploração
dos aspectos apresentados nos conteúdos
- Trabalho de grupo e individual
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