De Abril a Julho, todas as Quartas das 19h às 20h30
com Andrea Gabilondo
O ballet promove a melhoria cardio-respiratória, estimula a criatividade, harmonia e conhecimento do corpo, desenvolve a disciplina e a flexibilidade, o ritmo e a musicalidade, enquanto ainda actua como coadjuvante na correção de desvios de postura, problemas ortopédicos, traumas e acima de tudo, desenvolve a consciência corporal.
Inscrições
La.marmita.prod@gmail.com
30€ por mês
10€ aula avulso
Mínimo de inscrições: 5
Andrea Gabilondo
Natural da Cidade do México e naturalizada Portuguesa. Formou-se em dança clássica e contemporânea na Escola de Ballet de Coyoacán e na Academia de Danza Mexicana. Obteve uma bolsa de estudos de dois anos na Escola Vaganova de Leninegrado.
Licenciada e mestre em coreografia por a Universidade de Tilburg em Holanda.
Em Paris fez estudos de dança durante um ano com Serge Alzetta em jazz e André Glegolski em clássico. Participou em diversos cursos de teatro com Felio Eliel, Glennys McQueen e Jesusa Rodríguez no México. Na Alemanha fez estágios de teatro com Liza Mayer e Vicente Fuentes do Roy Hart Theater e dança Butoh com Key Takei.
No México trabalhou como bailarina clássica na Compañía Nacional de Danza e em diferentes produções do Taller Coreográfico de la UNAM e Danza Libre. Formou a sua própria Companhia de dança contemporânea Andamio, onde actuou como coreografa/ intérprete, fazendo digressões durante três anos por todo o território mexicano com o apoio do Ministério de Cultura. Paralelamente trabalhou na rádio, como apresentadora e realizadora do programa "Invitación a la Danza".
Em Portugal, trabalhou durante três anos na Companhia de Dança de Lisboa, sob a direcção de Rui Horta.
Em 1988 entra na Companhia de Dança-teatro de Reinhild Hoffmann em Bochum, Alemanha, onde permaneceu durante sete anos. Participou em digressões desta Companhia por Nova Iorque, Bruxelas, Amsterdão, Berlim, Dresden, Paris e Lisboa. Nesse período, teve a oportunidade de trabalhar com a Japonesa Key Takei, Ana Pocher, Rys Martins e com os encenadores teatrais, Einar Schleef e Jurgen Gosch.
De volta a Portugal tem criado vários espectáculos para “La Marmita”: A Cadeira; Hiperacusia; A Entrevista; A Voz de Melpómene; Xa Hei Paparata Te; Os Convidados; Atem; Sequenza; Isto é….o que é isto? A Porta Aberta; Um Dia Difícil; Hoje à Tarde/Telenovela; Heaven; Tiliches, Tambaches e Cachivaches; When I Wear Point Shoes it Hurts, The Battle of The Sneezing Stage, Ementa do Dia (1, 2 e 3) e Historia da Dança e Psicologia dos Intérpretes e Criadores em 5 Minutos. Realizou itinerâncias em Portugal continental, Alemanha, Escócia e México.
Entre 2003, 2006 e 2013, foi convidada pela ESMAE do Porto, como responsável pelo projecto de produção do segundo ano, criando 22 trabalhos de movimento para actores.
Foi responsável pelo Movimento de actores das peças teatrais A Candidata Ideal e A Velha Avarenta dirigidas por Manuel Gama, assim como dos recitais de poesia encenada O Poema me Levara no Tempo e Dual de Sophia de Mello Breyner. Co-encenou e foi responsável do movimento de dois espectáculos do Projeto Faunas: História do Pescador e Fiandeira, assim como do espectáculo Um Dia com Ela de John Mowat para o grupo de teatro Astro Fingido. Colaborou com a coreógrafa Ana D’Andrea no espectáculo Cavalos, assim como na organização e dinamização do espaço artístico no Bom Pastor, inserido no programa do Aicarte entre 2002 a 2004.
Em 2006, foi premiada no Festival Arena na cidade de Erlangen na Alemanha com a coreografia Hoje à Tarde e convidada pelo Instituto Nacional de Bellas Artes e Festival de Sinaloa a apresentar-se na Cidade do México e em itinerância.
Em 2007 e 2011 foi convidada a participar no Festival Solilóquios na Cidade do México.
De 1998 a 2005 foi professora de Dança Contemporânea e Expressão Dramática na Escola de Dança Ginasiano no Porto.
Tem sido professora convidada pela Companhia de Dança de Aveiro, Escola Superior de Dança de Lisboa, Escola de Música de Espinho, Escola de Dança de Guimarães entre outros locais.
Paralelamente ao seu trabalho coreográfico, dedica-se à realização de acções de formação na área de dança-teatro organizadas pela La Marmita, e ateliers de movimento cénico em diversas localidades portuguesas. È professora de ballet, dança contemporânea e dança-teatro/
No comments:
Post a Comment