Sunday, September 14, 2014

Trompas Lusas

CONCERTO – TROMPAS LUSAS
20 DE SETEMBRO / 21h30










O quarteto fundado em 2010. Na sua estreia apresentou-se com a Orquestra Filarmónica Cidade de Pontevedra (Espanha) com o Konzertstück op.86 para 4 trompas e orquestra de Robert Schumann. Tem-se apresentado regularmente em concerto em diferentes cidades de
Portugal e estrangeiro (Espanha, Alemanha e Inglaterra).
O agrupamento aborda um repertório amplo e variado, desde a Música de Caça, Barroca, Clássica, até à Música Contemporânea e Popular. O grupo dá especial atenção à execução de obras com trompas naturais. Tem também colaborado com compositores no sentido de alargar o repertório dedicado à formação, tendo já estreado obras dos compositores Kerry Turner, Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo, Luís Carvalho, Liduino Pitombeira, Jon Hansen, Jorge Prendas e Cláudio Moreira.
Em 2012 foi lançado o seu álbum de estreia, um álbum que apresenta obras do repertório mais tradicional para a formação, assim como obras em estreia mundial.
O grupo partilhou o palco com conceituados trompistas, como Ab Koster, Radovan Vlatkovic, Nury Guarnaschelli ou Xiao-Ming Han.
Para o ano de 2014 o agrupamento tem agendada uma nova gravação, masterclasses e concertos em Portugal e no estrangeiro.
No verão de 2014 apresentou-se em Londres, no 46º Simpósio da Sociedade Internacional de Trompas, e em Alicante, no III. International Summer Brass Festival.
O quarteto Trompas Lusas toca em trompas Dürk Horns e bocais e surdinas Romera Brass.
www.trompaslusas.net

Trompas Lusas é formado por:
José Bernardo Silva - Membro da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Professor de trompa na Universidade de Aveiro e Escola Profissional de Música de Espinho;
Bruno Rafael – Professor de trompa na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Academia de Música Valentim Moreira de Sá e Universidade do Minho;
Nuno Costa – Professor de trompa no Conservatório de Lousada, Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e Escola Profissional de Música de Espinho;
Hugo Sousa – Professor de trompa na Academia de Música de Esposende e Conservatório Regional de Musica de Vila Real.

PROGRAMA
”World Tour”
As Trompas Lusas apresentam uma viagem musical através de temas tradicionais de vários países. Um programa cheio de boa disposição e ritmos intensos.
Kerry Turner: The Eternal City
Vitor de Faria: Zeca PORTUGAL
Michael Barnett: Four Corners REINO UNIDO
Tradicional (arr.Jean-Francois Michel): Funiculi Funicula ITALIA
Tradicional (arr.Jean-Francois Michel): Kalinka RUSSIA
Zhou Xiaoliang: Mo Li Hua CHINA
Arr. Andreas Kowalewitz: Best Western Melodies E.U.A.
Tradicional (arr.Jean-Francois Michel): El Condor Pasa PERU
Jose Ursino da Silva (Duda): Marquinhos no Frevo BRASIL
Ito Yasuhide: The Spanish Horn ESPANHA
POSTS

No comments: