Sunday, September 20, 2009

Recital de Contrabaixo e Piano



DOMINGO 27 AS 19H
Preço: 5 euros

Joel Azevedo- Contrabaixo
Isolda Crespi Rubio- Piano


I
N. Paganini - "Moses in Egypt" Variações
S. Rachmaninov - Vocalise
G. Bottesini - Concerto nº1 1º-2º Andamentos

II
A. Piazzolla - Tanti anni prima
A. Piazzolla - Kicho
G. Bottesini - Capriccio di Bravura
G. Cassadó - Requiebros

JOEL AZEVEDO



Nasceu a 13 de Outubro de 1980, em Santo Tirso.
Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade.
Em 1993, foi admitido na Escola Profissional Artística do Vale do Ave -ARTAVE, na classe de contrabaixo do Professor Alexandre Samardjiev. Integrou a principal Orquestra desta escola de 1995 a 1999 e ainda o 1º Estágio Nacional da Orquestra APROARTE em 1999 com Dominique Sourisse.
Integrou a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música de 1996 a 1999 (sendo 1º Contrabaixo em 1998 e 1999).
Em 1995 participou no 1º Encontro Nacional de Contrabaixo.
Participou em cursos de Contrabaixo com: Duncan Mactier, Klaus Trumpf, Gottfried Engels, Michael Wolf, Paul Ellinson, Thierry Barbe, Bartosz Sikorski, Rinat Ibragimov e Pedro Wallenstein
Em Março de 2000 participou no Curso Internacional de Contrabaixo de Michaelstein (Alemanha), onde trabalhou com: Klaus Trumpf, Pétia Bagovska, Stephan Petzold e Miloslav Gaidos.
É detentor do 2º Prémio Solista do concurso "Prémio Jovens Músicos" de 1999 e do Prémio "Fundação Engenheiro António de Almeida" 2003.
Entre 1999 e 2003 estudou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), na classe de contrabaixo do professor Florian Pertzborn e António Aguiar.
Foi contrabaixista da Orquestra de Salão do Jardim Passos Manuel do Coliseu do Porto entre 2000-03, com esta apresentou-se semanalmente na RTP em 2000 e 2001.
Nos anos de 1999-02 foi frequentemente convidado a integrar os naipes das Orquestras: Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto e Musicare.
Após concurso foi seleccionado para a Orquestra de Jovens da União Europeia em 2001 e 2002 onde trabalhou com os maestros: Sir. Colin Davis, Paavo Järvi e Vladimir Ashkenazy, em contrabaixo com Peter Pühn e Enno Senft. Com esta fez concertos por diversos países como: Alemanha, Áustria, Chipre, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Portugal e Suiça.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 1996-2001.
Participou recentemente no Festival de Música de Coimbra num recital de contrabaixo e piano.
Após concurso entra na Orquestra Nacional do Porto em 2002, da qual é músico efectivo.
Actualmente é docente no Conservatório de Música de Fornos

ISOLDA CRESPI RUBIO



Nasceu em Barcelona onde iniciou os seus estudos de Piano na Escola de Música Orfeó Gracienc com as professoras Carme Codina e Teresa Ruiz.
Em 2000 obteve o Diploma de Professora de Piano no Conservatório Municipal de Música de Barcelona e também obteve a Licenciatura em Cinema e Audiovisuais na Escola Superior de Cinema e Audiovisuais de Catalunya. Em 2004 licenciou-se no Royal College of Music de Londres onde estudou durante quatro anos com o professor John Barstow.
Frequentou master classes com Joaquín Achúcarro, Luiz de Moura Castro, Eugéne e Elizabeth Pridonoff, Martino Tirimo e Claire e Antoinette Cann.
Actuou em recitais como solista e pianista acompanhadora em Espanha (Festival de Música de Sant Pere de Rodes 2005 e 2007, Festival de Cadaqués, Auditório Caja Madrid em Barcelona, Embaixada de Colômbia em Madrid, Conservatório de Vigo…), Portugal (Casa da Música no Porto, Museu da Música em Lisboa...), França, Suiça, Reino Unido (St. Martin-in-the-Fields, St. James’s Piccadilly…) e Coreia do Sul. Tambem tém acompanhado numerosas masterclasses e concursos tanto em Londres como em Portugal.
Recentemente tem actuado junto ao contrabaixista Joel Azevedo dentro do Festival de Música de Coimbra com um recital de Contrabaixo e Piano.
Em 2002 obteve o primeiro prémio no Concurso de Música Contemporânea para Piano no Royal College of Music. Em 2003 gravou dois CDs com música para dois pianos para a companhia GuildMusic e em 2005 gravou em recital para Trompete e Piano para a RDP, no Centro Cultural de Belém.
Actualmente trabalha como pianista acompanhadora e Professora de Piano na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE).

1 comment:

O Seboso da Night said...

Nunca visitei esse espaçao e sinceramente nem estou a ver muito bem onde possa ser, gostaria no entanto de saber o preço do espectaculo, apesar de nao ser muito o meu estilo musical e sempre uma nova oportunidade de alargar horizontes.