Monday, March 31, 2014

QUATTUOR






Margarida Fisher
Ana Isabel Santos 
André Lacerda 
Sérgio Ramos 

Com a participação da pianista:
Carla Quelhas

Reservas:
la.marmita.prod@gmail.com
910-204-491

Colaboração: 7€

Aulas Ballet Adultos- Nível Iniciados


De Abril a Julho, todas as Quartas das 19h às 20h30
com Andrea Gabilondo 




O ballet promove a melhoria cardio-respiratória, estimula a criatividade, harmonia e conhecimento do corpo, desenvolve a disciplina e a flexibilidade, o ritmo e a musicalidade, enquanto ainda actua como coadjuvante na correção de desvios de postura, problemas ortopédicos, traumas e acima de tudo, desenvolve a consciência corporal.

Inscrições
La.marmita.prod@gmail.com

30€ por mês
10€ aula avulso

Mínimo de inscrições: 5

Andrea Gabilondo

Natural da Cidade do México e naturalizada Portuguesa. Formou-se em dança clássica e contemporânea na Escola de Ballet de Coyoacán e na Academia de Danza Mexicana. Obteve uma bolsa de estudos de dois anos na Escola Vaganova de Leninegrado.
Licenciada e mestre em coreografia por a Universidade de Tilburg em Holanda.
Em Paris fez estudos de dança durante um ano com Serge Alzetta em jazz e André Glegolski em clássico. Participou em diversos cursos de teatro com Felio Eliel, Glennys McQueen e Jesusa Rodríguez no México. Na Alemanha fez estágios de teatro com Liza Mayer e Vicente Fuentes do Roy Hart Theater e dança Butoh com Key Takei.

No México trabalhou como bailarina clássica na Compañía Nacional de Danza e em diferentes produções do Taller Coreográfico de la UNAM e Danza Libre. Formou a sua própria Companhia de dança contemporânea Andamio, onde actuou como coreografa/ intérprete, fazendo digressões durante três anos por todo o território mexicano com o apoio do Ministério de Cultura. Paralelamente trabalhou na rádio, como apresentadora e realizadora do programa "Invitación a la Danza".

Em Portugal, trabalhou durante três anos na Companhia de Dança de Lisboa, sob a direcção de Rui Horta.
Em 1988 entra na Companhia de Dança-teatro de Reinhild Hoffmann em Bochum, Alemanha, onde permaneceu durante sete anos. Participou em digressões desta Companhia por Nova Iorque, Bruxelas, Amsterdão, Berlim, Dresden, Paris e Lisboa. Nesse período, teve a oportunidade de trabalhar com a Japonesa Key Takei, Ana Pocher, Rys Martins e com os encenadores teatrais, Einar Schleef e Jurgen Gosch.

De volta a Portugal tem criado vários espectáculos para “La Marmita”: A Cadeira; Hiperacusia; A Entrevista; A Voz de Melpómene; Xa Hei Paparata Te; Os Convidados; Atem; Sequenza; Isto é….o que é isto? A Porta Aberta; Um Dia Difícil; Hoje à Tarde/Telenovela; Heaven; Tiliches, Tambaches e Cachivaches; When I Wear Point Shoes it Hurts, The Battle of The Sneezing Stage, Ementa do Dia (1, 2 e 3) e Historia da Dança e Psicologia dos Intérpretes e Criadores em 5 Minutos. Realizou itinerâncias em Portugal continental, Alemanha, Escócia e México.

Entre 2003, 2006 e 2013, foi convidada pela ESMAE do Porto, como responsável pelo projecto de produção do segundo ano, criando 22 trabalhos de movimento para actores.
Foi responsável pelo Movimento de actores das peças teatrais A Candidata Ideal e A Velha Avarenta dirigidas por Manuel Gama, assim como dos recitais de poesia encenada O Poema me Levara no Tempo e Dual de Sophia de Mello Breyner. Co-encenou e foi responsável do movimento de dois espectáculos do Projeto Faunas: História do Pescador e Fiandeira, assim como do espectáculo Um Dia com Ela de John Mowat para o grupo de teatro Astro Fingido. Colaborou com a coreógrafa Ana D’Andrea no espectáculo Cavalos, assim como na organização e dinamização do espaço artístico no Bom Pastor, inserido no programa do Aicarte entre 2002 a 2004.

Em 2006, foi premiada no Festival Arena na cidade de Erlangen na Alemanha com a coreografia Hoje à Tarde e convidada pelo Instituto Nacional de Bellas Artes e Festival de Sinaloa a apresentar-se na Cidade do México e em itinerância.
Em 2007 e 2011 foi convidada a participar no Festival Solilóquios na Cidade do México.
De 1998 a 2005 foi professora de Dança Contemporânea e Expressão Dramática na Escola de Dança Ginasiano no Porto.
Tem sido professora convidada pela Companhia de Dança de Aveiro, Escola Superior de Dança de Lisboa, Escola de Música de Espinho, Escola de Dança de Guimarães entre outros locais.
Paralelamente ao seu trabalho coreográfico, dedica-se à realização de acções de formação na área de dança-teatro organizadas pela La Marmita, e ateliers de movimento cénico em diversas localidades portuguesas. È professora de ballet, dança contemporânea e dança-teatro/teatro-físico no Centro de Formação Contagiarte.


Thursday, March 06, 2014

Silvia Nevjinsky: Workshop Dança Contemporânea



O trabalho de Silvia Nevjinsky é baseado nos estilos dos coreógrafos com quem trabalhou ao longo da sua carreira, com influências como Lar Lubovitch e Paul Taylor. Nestas aulas haverá trabalho de chão com aquecimento total do corpo, seguido de deslocamentos e aprendizagem de um segmento de coreografia.
O objectivo é desenvolver a técnica dos alunos e as suas capacidades de interpretação, para que possam descobrir o seu próprio estilo de movimento e individualidade.

SILVIA NEVJINSKY: Iniciou os seus estudos de dança em Lisboa aos 14 anos. Frequentou a escola do Ballet Gulbenkian e foi bailarina principal da Companhia de Dança de Lisboa entre 1984 e 1989. Em Nova Iorque desde Abril de 1989, dançou com diversas companhias de ballet e contemporâneo, destacando a Lar Lubovitch Dance Company (1991-1995) e a Paul Taylor Dance Company (1995-2005).


Ao longo da sua carreira, trabalhou com os seguintes coreógrafos: Rui Horta, Ana Macara, Paulo Ribeiro, Vera Mantero, Marc Bogaerts, Patrice Soriero, Mark Haim, Igal Perry, David Storey, David Parsons, Monica Levy, Cecilia Marta, Ben Harkavy, Patrick Corbin, Lar Lubovitch e Paul Taylor. Leccionou dança em Lisboa, Toulouse, São Paulo, Antuérpia, Porto, Vila do Conde, na escola da Paul Taylor Dance Company, em liceus e escolas em Nova Iorque e Vermont, na Barnard University, no Skidmore College e no American Dance Festival. Leccionou yoga nos cursos Intensivos da Paul Taylor Dance Company desde 2006 e foi professora residente em Montezuma, Costa Rica de 2011 a 2013.
É licenciada em Psicologia pelo Hunter College, NY e tem um mestrado em Dança pela Hollins University, VA. Em 29 de Abril de 2009, recebeu homenagem e prémio de carreira dado pela Revista da Dança e pela Câmara Municipal de Oeiras.




Monday, March 03, 2014

GEO- Sons do Mundo


Reservas: la.marmita.prod@gmail.com

GEO- Videoclip Oficial

Wednesday, February 12, 2014

Doroteia, Serafim e Outras Histórias Assim


01 de Março à 16 de Março Segundas a Sábados às 21h30
Domingos às 16h




 Direcção: Margarida Carvalho
 Texto e Interpretação: Filomena Gigante
 Sonoplastia: Padure Daniel
 Figurinista: Susana Pimenta
 Produtora executiva: Carla Carvalho

 Uma produção da cotas em dia - associação cultural

 Duração aproximada: 40'
Classificação etária: m/6 Informações e reservas: carlacarvalho.producoes@gmail.com | +351 93 46 44 315

 Era uma vez uma moça
 Jovem, quase menina.
 Vivia com a avó Rosa
 Numa casa pequenina.



 http://doroteiaserafim.wordpress.com/
https://www.facebook.com/doroteiaserafim?ref=hl

Ficha Artística

Margarida Carvalho (direcção artística) nasceu em Braga, onde iniciou em 1999 o seu percurso enquanto atriz com o Sindicato de Poesia.
Trabalhou com o Teatro Aquilo na Guarda, de 2000 a 2001. Inicia, neste mesmo ano, o curso de Teatro na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto, que termina em 2005. Desde então trabalha como atriz em teatro e cinema.

Padure Daniel (sonoplastia) em 2008 concluiu a licenciatura na Faculdade de Belas Artes em Timisoara, na Roménia. Desde então realiza o seu
trabalho na área das artes plásticas e da música.

Filomena Gigante (atriz) cofundadora da Cotas em Dia; licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, inicia-se no teatro em 1978, sob a direção
de João Mota, tendo trabalhado desde então com vários encenadores. Em TV participou na série da RTP “Triângulo Jota” e em cinema em várias
curtas e longas-metragens, destacando “Centro Histórico”, de Aki Kaurismaki, Pedro Costa, Victor Erice e Manoel Oliveira, uma produção Guimarães 2012.


Tuesday, November 26, 2013

Teatro de Ricardo Ribeiro

Sábado 30 de Novembro às 21h30



Deus sofre - é esse o Seu dia a dia. Ao acordar, dirige pela primeira vez a atenção para Si mesmo. Esforça-se por fazê-lo, mas as preces e as aflições da humanidade despertam com Ele. Na tentativa de apaziguar o tormento, Deus partilha consigo mesmo, pela primeira vez, os pensamentos de frustração e de ódio que O levam a questionar-se sobre a Sua existência, à loucura e, por fim, ao suicídio.

Texto e Interpretação: Ricardo Ribeiro
Fotografia e Design de Imagem: Maria Côrte-Real
Produção: Ricardo Ribeiro
Apoio à Produção e Divulgação: La Marmita


Duração: 45min.
Classificação: M/12

Sunday, November 10, 2013

Sopa de Jerimu

Para maiores de 4 anos



Je ri m u s.m. BOTÂNICA planta da família das Cucurbitáceas que produz uma abóbora amarela e é também conhecida por jirimu e jirimum; outras plantas da mesma família; abóbora destas plantas

Espectáculo de teatro/dança


Sopa de Jerimu é um especculo a solo para uma mulher e várias abóboras então já o é a solo! Estão lá a menina, a porqueira, a chila, a bolina, a cabaça, todas diferentes e todas abóboras.
Na sua cozinha, esta mulher, convive com as abóboras, ouve-lhes os segredos e mergulha em si, descobrindo coisas que o conhecia.


Rola que rola e volta a rolar... Aquela que quebrar à sopa irá parar...


As entranhas revelam-se e a sopa ferve na panela. Nascem histórias... as abóboras transformam-se... na verdade o conhecidas universalmente pelos seus poderes transformadores. Florescem, amadurecem, crescem, crescem, crescem e apodrecem, Assim, também ela vivencia transformações.


É um elogio à beleza e à magnitude da abóbora. A Sopa fica pronta e o público é convidado a prová-la.

Este projecto nasceu no mercado do Bolhão, na época das abóboras.
Frequentemente, parava para as observar; tantas, tão diversas, algumas tão grandes, tão bonitas! Comecei a fotografá-las, a comprá-las, a levá-las para casa e para a sala de ensaios, a abri-las, a recheá-las, a cozinhá-las e novas histórias comaram a surgir. Tornaram-se para mim, um forte mbolo de feminilidade.



Habituados a comprar aboboras cortadas em cubos em cuvetes plásticas no supermercado, o contacto com abóboras inteiras, pode ser revelador para muitos, especialmente para os mais novos.
Depois de estabelecida a empatia com a abóbora e com a personagem, quem pode recusar-se a provar a sopa de abóbora? Será este particular contacto das crianças com a abóbora frutífero na sua relação futura com sopa?


No final, o público é convidado a visitar a cozinha, o espaço cénico e a desvendar as requias abóbora guardadas em gavetas.

Ficha artística
Projecto satélite da Circolando
Criação e Interpretação: Graça Ochoa
Apoio à Criação: Alberto Carvalhal, Gilberto Oliveira,
Margarida Chambel, André Braga e Cláudia Figueiredo
Textos e Apoio à Dramaturgia: Regina Guimarães
Sonoplastia: Carlos Adolfo
Luz: Francisco Tavares Teles
Cenografia: Nuno Guedes e Nuno Brandão
Produção: Ana Carvalhosa (direcção) e Cláudia Santos
Fotografias: Stratos Ntontsis
Design Gráfico: Elsa Oliveira
Agradecimentos: Norman Taylor, Tiago Porteiro, Teatro do Frio

Wednesday, November 06, 2013

Autumn Concert


Along Came Daisy

Os Along Came Daisy são uma banda do Porto que se estreou no Cine-Teatro Batalha em 2013. Com um estilo musical ecléctico e heterogéneo, que vai desde o Rock ao Funk, passando pelos Blues e Alternativo, a banda é composta por Margarida Rego Costa (Voz), Francisco Brito (Guitarra), Luís Soares (Baixo) e Wagner de Abreu (Bateria).
A principal característica da banda é interpretarem versões de temas conhecidos do grande público com uma abordagem muito própria.
Para este evento e por razões pessoais, associaram-se à CATS Foundation – Cure & Action for Tay-Sachs e promovem o seu primeiro concerto solidário, sendo que doarão parte das contribuições obtidas para o apoio a esta causa.
Junte-se aos Along Came Daisy nesta causa e apareça, no próximo dia 9 de Novembro, pelas 21h30, no espaço La Marmita em Vila Nova de Gaia.




Tuesday, October 29, 2013

Paulo Mesquita: Guitars and Loops



















O Paulo Mesquita novamente apresenta um desafio, desta vez a tocar vários instrumentos de cordas espalhados por o palco. 

Sunday, October 27, 2013

1º de Novembro às 21h30

Imagem: Inês Peres

O número 7 está associado ao pensamento, espiritualidade, consciência e sabedoria. é o número do intelecto e do idealismo.
"Kaira" termo Guineense usado para os mais velhos e sábios.
Conta com a presença do diretor musical da Allatantou Percussions Guinée, Sagatala Camara.

"KAIRA" convida a um espetáculo de dança e música, pleno de energia e força...um momento de reconexão, partilha e alegria.
Após sete anos de existência em Portugal, ALLATANTOU DANCE COMPANYcontinua o seu trabalho exímio na divulgação das tradições culturais da Costa Oeste Africana, criando entre a Europa e África elos artisticos, humanos e culturais inabaláveis.

Tuesday, October 08, 2013

Tuesday, September 10, 2013

Thursday, August 08, 2013

NO STRINGS ATTACHED


30 de Agosto ás 21h30





An improvised composition by Sara Marasso together with piano player and composer Paulo Mesquita

Sara Marasso: http://www.ilcantiere.net/

Paulo Mesquita:
 http://paulomesquitabooking.wix.com/paulomesquita#!biography/c1enr






Workshop CRACKS on Research and Composition





With Sara Marasso

27, 28 and 29 of August from 10h to 14h

Reserve your place at: la.marmita.prod@gmail.com

Price: 70€

The training is based on work that rebuilds a solid relationship between the body an the ground. It aims to strengthen the connection between centre and periphery, between spinal cord and limb, in order to get conscious of the fact that the body is able to move because it has weight. We work on posture and leaning, on impulses and directions with a goal to enable our bodies to maintain a certain itinerary. Without loosing any detail from the experience gained on the way, without anticipating and forgetting the initial point. Starting from this space, we try to create the connection between sensing, feeling and action, between taking root and elevation in a continuous exchange enabled by breathing.

CRACKS
on contemporary dance: research and composition

This corporal experience shared during the training becomes a background for a process of composition and guided improvisation, on individual and team level, through which it will be possible to access a new temporal dimension of rhythm and phrasing.

Phrases and dynamics of the movement are experienced within a context that requires an unconditional presence and an awareness without a shade of doubt, in order to try the body writing while dancing on stage. 


http://www.ilcantiere.net/

Para a participação no Workshop não é necessária uma particular preparação técnica mas um interesse pelo processo criativo e uma atitude para o movimento.